Mais de dois mil cardiologistas se reúnem, pela primeira vez de forma presencial, em Congresso no Rio, após início da pandemia . O 40º Congresso da SOCERJ traz novidades da Cardiologia, exposição de coração realista feito em grafite, ambientes sensoriais e Museu da Cardiologia.
O Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de Rio de Janeiro (SOCERJ) será realizado pela primeira vez presencialmente após o início da pandemia. Grandes nomes da cardiologia se reúnem para a 40ª edição do encontro, que será realizado entre os dias 19 e 21 de abril, no Expo Mag, no Centro do Rio, para apresentarem conteúdos atualizados e destacados nos mais recentes congressos internacionais. A expectativa é receber mais de três mil cardiologistas, sendo dois mil presenciais e outros mil na plataforma virtual.
Os congressistas terão a oportunidade de participar de oito salas simultâneas durante os três dias de intensa programação científica. Serão mais de 400 palestrantes, que se revezarão em diversas atividades, que incluem palestras, mesas redondas, simpósios, mini-conferências, webinars, jornadas multiprofissionais e cursos de capacitação.
Entre os temas que serão abordados estão insuficiência cardíaca, síndrome coronariana crônica e aguda, hipertensão arterial, lesões orovalvares, cardiometabolismo, prevenção de doença cardiovascular e aterosclerótica.
Palestrantes renomados já estão confirmados, entre eles, a cardiologista americana Nanette Wenger, uma das especialistas mais respeitadas do mundo em doenças cardíacas coronárias em mulheres. Pioneira e ícone no campo da cardiologia como
autora e coautora de mais de 1,3 mil artigos científicos e de revisão e capítulos de livros. Embora Wenger tenha conquistado dezenas de prêmios em sua carreira, talvez sua maior conquista profissional seja aquela que lhe trouxe reconhecimento
internacional e que rompeu com um importante paradigma da cardiologia: a suposição de que as doenças cardíacas afetam apenas os homens.
Para Wolney de Andrade Martins, presidente do 40º Congresso, o evento “será um momento oportuno para desenvolver habilidades, através de oficinas, encontrar lideranças, fazer networking, rememorar fatos, fazer fotos, e sobretudo, rever queridos amigos”. De acordo com ele, o reencontro será uma verdadeira experiência sensorial, juntamente com uma grade científica com as melhores evidências sob o olhar crítico e a aplicabilidade clínica. “Vamos analisar os trabalhos apresentados no congresso do American College of Cardiology e do Mundial de Cardiologia, à época recém-ocorrido”, destaca o presidente.
Coração realista e espaços sensoriais
O artista Lino Rocha irá expor painel com pintura de um coração realista feito em grafite, que ficará disponível durante todo o Congresso. A obra integra o projeto “Qual a cara da sua angústia?”, que teve início ainda em 2020, para expressar a angústia do artista após perder toda a família, sendo a mãe a última vítima de infarto. Ele é responsável por inúmeros trabalhos em muros do Rio de Janeiro. “Comecei a fazer o coração de maneira realista para que as pessoas pudessem ver que vida não é
fantasiosa”, explica o artista.
Além disso, o Congresso também destinará um espaço para o “Museu de Cardiologia”, que contará através de linha do tempo, entrevistas e da exposição de alguns equipamentos antigos, todo o avanço da SOCERJ e das tecnologias utilizadas pelos
cardiologistas brasileiros ao longo das últimas décadas. Entre os equipamentos encontrados, destacam-se um coração impresso em 3D.
Para criar um ambiente ainda mais agradável, símbolos que representam o Rio de Janeiro também serão usados para customização dos ambientes, como a utilização de tapetes em formato calçadão de Copacabana e portal lembrando os Arcos da Lapa.
Foco em sustentabilidade
Entre as novidades desta edição está a adoção de práticas sustentáveis. Através de parceria com a instituição Recicla.se, lixeiras exclusivas e coletoras seletivas serão instaladas em todos os ambientes. Parte do material gráfico utilizado no Congresso serão encaminhados para reciclagem e reaproveitamento. Os crachás dos congressistas são feitos com sementes de temperos e flores, e poderão ser plantados após o evento. Além disso, um percentual das inscrições será doado para a ONG
Onda Verde para ações de reflorestamento e educação ambiental.
Mais informações sobre o evento, inscrições e programação completa no site:
https://socerj.org.br/40congresso/.
Serviço:
40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro
(SOCERJ)
Clique aqui para fazer sua inscrição
Data: De 19 a 21 de abril de 2023
19/4: das 19h às 20h30; Dia 20/4: das 7h15 às 18h30; Dia 21/4: das 7h15 às 18h30.
Local: EXPO MAG (antigo Centro de Convenções SulAmérica)
Endereço: Rua Beatriz Larragoiti Lucas – Cidade Nova (RJ)