fundo parallax

Conheça os principais apps para médicos

Quais doenças podem ser detectadas pelo eletrocardiograma?
3 de maio de 2018
Conheça os 5 transtornos mentais mais comuns
3 de maio de 2018
 

O avanço tecnológico transformou definitivamente as relações pessoais e profissionais, e a área médica não ficou imune a essas mudanças. Embora ainda há quem veja com reservas o uso da tecnologia na prática médica, estar conectado é imprescindível para os profissionais que têm o aperfeiçoamento constante como meta.

A resistência ao uso de tecnologias como apps para médicos faz com que alguns profissionais desperdicem recursos valiosos, como a telemedicina. Por meio dela, é possível trocar informações e experiências com colegas de diversas partes do mundo, ampliando o acesso ao conhecimento médico e garantindo que o pacientes recebam atendimento de excelência, baseado em informações atualizadas.

Além disso, o uso de apps para médicos também permite o acesso rápido ao histórico dos pacientes, facilita a prescrição de medicamentos e o cálculo de doses. Ele ainda mantém você informado sobre as principais notícias da área de saúde.

Quer saber quais são os apps para médicos mais utilizados pelos seus colegas e manter-se atualizado sobre o assunto?  Então acompanhe a leitura!

Conheça os apps para médicos que não podem faltar no seu celular

1. Figure 1

Um dos mais conhecidos apps para médicos, o Figure 1 também é chamado de Instagram da Medicina, pelo layout similar à rede social de compartilhamento de fotos.

A ferramenta possibilita que você disponibilize imagens de pacientes e exames para que o caso possa ser discutido com especialistas do Brasil ou do mundo. E isso é feito de maneira totalmente ética, já que o app conta com dispositivos que garantem a privacidade e removem qualquer tipo de informação e características que possam identificar o portador da doença.

No Figure 1, também é possível explorar e discutir casos clínicos e cirurgias em tempo real e fazer perguntas para médicos selecionados pela equipe do aplicativo, que conta com moderação 24 horas e facilidades como ferramentas de edição manual e detector automático de rostos.

Disponível para IOS e Android, o app para médicos tem versão em português e mais de 1 milhão de usuários pelo mundo. Isso garante uma oportunidade ímpar de troca de informações com profissionais experientes da área, uma vez que sua base de dados é composta por médicos que trabalham em centros de excelência, como o Mount Sinai Hospital e o Cincinnati Children’s Medical Center.

2. WebBula

Disponível em versão online e mobile, o WebBula é um exemplo de como a telemedicina pode agilizar e aprimorar o atendimento em saúde.

O objetivo do aplicativo, que está disponível para IOS e Android, é servir como uma plataforma de atendimento e suporte clínico. Ele reúne informações sobre o histórico médico que pode ser acessada de qualquer lugar.

Por meio de uma autorização de acesso fornecida pelo paciente no momento da consulta, o profissional pode visualizar uma ampla gama de informações, como tipo sanguíneo, tratamentos em curso e antecedentes alérgicos, bem como anotações e prescrições feitas por outros médicos em atendimentos anteriores.

Outra funcionalidade do WebBula é permitir que o profissional consulte o resultado de exames e registre o atendimento para consultas futuras, seja dele ou de qualquer outro médico cadastrado na plataforma e autorizado pelo paciente.

O app para médicos conta ainda com um banco de dados com todos os medicamentos inscritos no bulário da ANVISA. Assim que o nome do remédio é selecionado, a ferramenta alimenta automaticamente os campos com a posologia correta, o que evita eventuais incorreções na prescrição da concentração ou do princípio ativo.

3. Medscape ok

Esse é um dos apps para médicos preferidos dos profissionais da área. O Medscape já contabiliza mais de 4 milhões de usuários ao redor do mundo e é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência federal norte-americana que controla e supervisiona alimentos e medicamentos no país.

Disponível para Android e IOS, a ferramenta, que está totalmente em inglês, conta com uma base de dados bastante completa, com informações sobre mais de 4 mil doenças, diagnósticos, tratamentos, exames etc. Isso faz do aplicativo uma excelente fonte de consulta.

Além disso, o app para médicos disponibiliza cerca de 120 calculadoras médicas e fóruns para discussão de casos clínicos. O Medscape também tem um espaço dedicado às notícias sobre avanços médicos realizados ao redor do mundo, tornando a ferramenta perfeita para quem quer manter-se  atualizado sobre a área.

4. Calculate by QxMD

Uma das calculadoras médicas mais utilizadas no mundo, a Calculate by QxMD é especialmente útil para aqueles profissionais que trabalham em UTIs ou emergências.

Disponível para Android e IOS, o app para médicos está em inglês, mas é bem organizado, com informações dividas por especialidades e embasadas com referências bibliográficas.

O aplicativo oferece desde calculadoras tradicionais, como a do cálculo do clearance de creatinina e doses de medicamentos a guias de risco, como a escala de Framinghan, além de dicas e anotações de especialistas.

5. Whitebook

Um dos apps para médicos mais baixados do Brasil, com mais de 250 mil usuários, o Whitebook é um guia que conta com mais de 800 modelos de prescrições para doenças de emergência, ambulatório, CTI e enfermaria.

Disponível para Android e IOS, o aplicativo está em português e possibilita o acesso a mais de 4 mil tópicos de todas as especialidades. Também oferece guia de intoxicações e antimicrobianos e um bulário com cerca de 6 mil medicamentos.

Outra possibilidade oferecida pela ferramenta é a de calcular a dose dos 70 principais medicamentos de infusão contínua com rapidez e segurança. O conteúdo do aplicativo é elaborado por médicos especialistas e é atualizado constantemente, com inclusão de informações sobre doenças, drogas, prescrições e manejo clínico.

6. World Health Organization

O aplicativo oficial da World Health Organization é indispensável para profissionais que querem manter-se atualizados sobre as principais novidades na área médica em nível mundial.

Totalmente em inglês e disponível para Android e IOS, o app para médicos traz informações sobre ações relacionadas a programas de imunização e controle de doenças como o zika vírus e a chikungunya.

Gostou de conhecer os principais apps para médicos? Você já faz uso de algumas das ferramentas mencionadas no post? E que outros aplicativos médicos você conhece? Deixe sua opinião no campo de comentários!

Se você quiser saber mais informações sobre as principais novidades na área médica, nos cursos de Pós-Graduação ofertados pelo IEFAP, você pode aprofundar seus conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *