fundo parallax

O futuro do atendimento médico

Como você controla o absenteísmo de sua empresa
21 de junho de 2018
Como aumentar a sua renda fazendo perícias médicas
29 de junho de 2018
 

O baixo custo das consultas, exames e procedimentos médicos é um dos maiores estímulos para a adesão a esse modelo de atendimento. Mas outro grande atrativo das clínicas populares é a desburocratização na prestação de serviços.

Diferente dos formatos tradicionais, não é preciso esperar meses pelo atendimento médico, como geralmente acontece no sistema público de saúde. Ou ainda, lidar com processos quase infinitos de autorização para exames e procedimentos, situação comum para os usuários dos planos de saúde.

Para ser atendido em uma clínica popular, basta fazer o agendamento via telefone ou usando canais eletrônicos – em alguns casos, não é necessário nem mesmo fazer uma marcação prévia – e pagar pela consulta no dia do atendimento. Não há cobrança de taxas adicionais ou mensalidades.

Em geral, esses estabelecimentos contam com um grande número de profissionais especializados, como oftalmologistas, dermatologistas, pediatras, ginecologistas e cardiologistas, entre outros. E isso é percebido como uma vantagem para quem vive nas grandes cidades e quer evitar deslocamentos múltiplos, como o público da terceira idade.

Além disso, as clínicas populares também costumam contar com laboratórios de análises clínicas. Com isso, realizam uma série de exames, como mamografias e ultrassons, o que torna o diagnóstico ainda mais prático e rápido.

Atividade é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina

No final de 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu alguns critérios para o funcionamento das clínicas populares. Entre as principais está a obrigatoriedade de contratação de um diretor técnico médico responsável no Conselho Regional de Medicina (CRM) e a proibição de divulgação de honorários e custos de procedimentos, exames e consultas em qualquer mídia, exceto as que estiverem no interior do estabelecimento.

Além disso, as clínicas populares, assim como acontece com outras empresas médicas em geral, não podem oferecer promoções que estejam ligadas ao fornecimento de cartões de fidelidade, desconto ou equivalentes, o que poderia deixar o sigilo do paciente vulnerável.

As clínicas populares representam um modelo de atendimento médico moderno, que atende as necessidades do público sem abrir mão da qualidade e da excelência técnica. Elas têm se mostrado como um mercado cada vez mais promissor para os profissionais de saúde.

Gostou de saber um pouco mais sobre o futuro do atendimento médico no Brasil? Então não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais para que mais profissionais possam entender melhor o tema!

Lembre-se! Para o médico que possui alguma especialização, as clínicas populares tornaram-se mais uma nova oportunidade de atuação. Elas proporcionam condições com toda a infraestrutura necessária para o bom atendimento ao paciente. Por isso, estar preparado e atualizado pode fazer a diferença na carreira do profissional de medicina. As oportunidades existem para quem está preparado para elas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *