Home Psiquiatria 15 Filmes sobre transtornos psiquiátricos

15 Filmes sobre transtornos psiquiátricos

por IEFAP

Os filmes mostram conteúdos que muitas vezes são importantes para elucidar a realidade dos transtornos mentais e demais problemas de saúde de forma didática. A abordagem visual, nesse sentido, ajuda de forma considerável, a trabalhar com os mecanismos sociais, do reconhecimento das doenças e da aceitação social. Dessa forma, selecionamos 15 filmes sobre transtornos psiquiátricos que foram compilados entre os mais conhecidos, que tratam da realidade psicopatológica de milhões de pessoas.

15 Filmes sobre transtornos psiquiátricos

Uma mente brilhante

John Nash, é um expert da matemática e inspirou este filme, que ganhou quatro Oscars. Após muitos anos de tratamentos para superar a sua doença mental, a esquizofrenia, Nash manteve-se na convivência pacífica com seus sintomas, com evidentes lutas para não deixar de empreender os grandes objetivos de sua vida.

Clube da luta

Considerado como clássico cult e do gênero drama, O Clube da Luta foi feito em 1999. Aborda um roteiro baseado em comportamentos psicopatológicos do protagonista, muito próximos aos referentes às pessoas com TDP (Transtorno Dissociativo de Personalidade).

De acordo com o CID-10, o TDP (antes chamado de Transtorno de Personalidade Múltipla), tem por característica principal, a presença de duas ou mais personalidade distintas, que alternadamente recorrem à crise comportamental. E esse é um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que ajudam a elucidar o transtorno.

A ilha do medo

Um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que apresenta muitos detalhes e metáforas, sendo muito fiel à história, no caso a de Andrew Laeddis. Ele tentará, ao longo do filme, entender a sua doença psicopatológica. Apesar de Laeddis ser extremamente inteligente e criativo, mostra-se totalmente paranóico.

Seria possivelmente diagnosticado com o transtorno de esquizofrenia paranoide, que o acomete por estados delirantes, alucinações e imaginações criativas, que cuja causa, pode ser dada por estresse pós traumático (TEPT) da guerra, acompanhado de caso de alcoolismo.

Donnie Darko

Filme que foi lançado em 2001 que conta a história de um jovem que possui problemas psicológicos e tem estados alucinatórios, que tenta resolver seus problemas de forma “conveniente” à sua própria realidade.

Este é um dos filmes sobre transtornos psicológicos que retratam muito bem a forma como pessoas inteligentes na história, que foram diagnosticadas com transtornos psicológicos, lidavam com a vida.

Melhor impossível

Filme de comédia romântica estadunidense de 1997, em que apresenta Jack Nicholson como o protagonista de uma história no qual ele é um romancista milionário cometido por transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Essa psiconeurose que tende a dissociar o mecanismo de afetividade da razão que o conduz a ter diversas manias.

Cisne Negro

Conta uma história real de uma bailarina que ,estando longe de casa, e com o peso de sua autocobrança e responsabilidade, teria desenvolvido um quadro de alucinações, sintomas comuns da esquizofrenia. No entanto, apenas estes sintomas não são conclusivos para diagnosticar a doença. A personagem passa por crises de perseguição e alucinações. É um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que nos fazem refletir sobre a passagem da sanidade para a insanidade.

Bicho de 7 cabeças

Filme de drama brasileiro de 2000 que conta a história de Neto, jovem que, quando internado por seu pai em um hospital psiquiátrico por uso de maconha, é submetido a uma série de situações abusivas. O filme, neste sentido, é bastante crítico à política de internação compulsiva e ao regime de hospitais psiquiátricos. Entre outras questões, o filme aborda criticamente o tratamento clínico dado aos pacientes com transtornos mentais.

Forest Gump

Ou “O Contador de Histórias”, é um filme de 1994, cujo protagonista é Tom Hanks. O filme mostra um diagnóstico muito próximo à Síndrome de Asperger, cujos sintomas apresentam uma elevada inteligência e criatividade, talentos e habilidades incríveis, principalmente em áreas, como a matemática, e até para a música. Além de instrutivo, esse é um dos filmes sobre transtornos psiquiátrico muito envolvente.

Eu, eu mesmo e Irene

Mais um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos muito divertidos. Ele conta a história de um policial de Rhode Island que, ao ser traído e deixado para cuidar de três filhos, é submetido a uma série de transtornos psicológicos dissociativos. Segundo os médicos, o diagnóstico dado seria de esquizofrenia ilusória avançada e Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), em que se apresenta características de duas ou mais personalidades distintas.

Fragmentado

Kevin é uma pessoa que possui cerca de 23 personalidades! Todas estas realizam um verdadeiro rodízio, que disputam entre si o controle da mente. A produção indiana indica o diagnóstico para este caso de Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), causado por um terrível trauma, ou na infância, ou de cunho sexual, físico e psíquico. 

Birdman: a inesperada virtude da ignorância

Este é um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que apresenta questões ligadas à esquizofrenia. Ele apresenta um série de informações que ajudam a compreender o comportamento do personagem em si. O protagonista chega a desenvolver a doença demonstrando além de comportamentos esquizofrênicos, alucinações e delírios auditivos.

Preciosa

É a história de uma adolescente negra e pobre, que sofre de obesidade e ainda é vítima de violência sexual. O filme leva ao espectador fazer uma análise crítica não apenas das questões misóginas e raciais, mas para pensar sobre as consequências e causas de sérios transtornos psíquicos e emocionais, da resistência e fragilidade, sanidade e insanidade.


Hallowen 2

Na continuação da série, uma das personagens que está internada e hospitalizada, mostra particularidades nos sanatórios e nas relações com seu psicólogo, que é envolvido pelo drama familiar.

O solista

Baseado em história real, o filme conta a história de um grande músico que é impedido de ascender à fama, devido à sua esquizofrenia, com sintomas de alucinações freqüentes, chegando até a tornar-se morador em situação de rua. Um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que demonstram não apenas os sintomas da doença como as consequências sociais dela.

Precisamos falar sobre Kevin

Este  é um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos sobre psicopatia. De forma subjetiva, ao longo do filme é possível notar que o drama principal acontece na relação familiar do protagonista, que passa a apresentar sintomas do transtorno.

Amadeus

Este é um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que trata da bipolaridade. Indicado a 53 prêmios, ganhador de 8 Oscars, conta o drama de Mozart sobre os últimos episódios depressivos de sua vida, baseado em suas cartas. De acordo com psicólogos, Mozart apresentava sintomas alternados de euforia com depressão, insônia, impulsividade e grandes crises de irritabilidade.

Perfume

Conta a história de um assassino, aprendiz de perfumista que é clinicado como sociopata, serial killer e traços de psicopatia. Aqui o cenário o associa à determinadas condutas que se aproximam ao TPAS (Transtorno de Personalidade Antissocial).

Um método perigoso

Um filme que aborda os bastidores dos estudos da psicanálise, com Sigmund Freud e Carl Jung, chegando a aproximar os dois grandes personagens popularmente com sentido de refletir sobre a complexidade da psique humana bem como dos próprios personagens.

O aviador

Retrata a história de um texano milionário que herda sua fortuna de seu pai, porém que se envolve em tramas românticos e passa a apresentar sinais de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), com estados de ansiedade e impulsos repetitivos.

Sybil

Filme de 1976, baseado no livro de Flora Schreiber, que aborda o tratamento de uma jovem que sofre de TMP (Transtorno de Múltiplas Personalidades). O filme ganhou vários prêmios.

Cães de Aluguel

Lançado em 1992 e sendo a estreia de Quentin Tarantino no cinema, o filme mostra discursos diálogos violentos que promovem uma viagem ao mundo do crime, onde os próprios criminosos estão sujeitos às determinações de suas naturezas de impessoalidade, traços de personalidades psicopatas e transtornos de personalidade dissociais.

As vozes

A história de um trabalhador que passa a sofrer de um transtorno psicológico e entre os sintomas decorrentes estão quadros de alucinações auditivas e quadros de psicopatia.

Babadook

Filme de terror australiano, apresenta uma série de metáforas sutis sobre relacionamento familiar, trazendo à luz os estados depressivos que são convertidos em patologias.

Gostou de conhecer os filmes que tratam do tema sobre transtornos psiquiátricos? Se você quiser aprofundar seus conhecimentos ou buscar novas oportunidades profissionais na área de Psiquiatria, conheça a Pós-Graduação em Psiquiatria oferecido pelo IEFAP. Clique no banner abaixo!

Artigos relacionados

Deixe um Comentário