Os filmes mostram conteúdos que muitas vezes são importantes para elucidar a realidade dos transtornos mentais e demais problemas de saúde de forma didática. A abordagem visual, nesse sentido, ajuda de forma considerável, a trabalhar com os mecanismos sociais, do reconhecimento das doenças e da aceitação social. Dessa forma, selecionamos 15 filmes sobre transtornos psiquiátricos que foram compilados entre os mais conhecidos, que tratam da realidade psicopatológica de milhões de pessoas.
15 Filmes sobre transtornos psiquiátricos
Uma mente brilhante
John Nash, é um expert da matemática e inspirou este filme, que ganhou quatro Oscars. Após muitos anos de tratamentos para superar a sua doença mental, a esquizofrenia, Nash manteve-se na convivência pacífica com seus sintomas, com evidentes lutas para não deixar de empreender os grandes objetivos de sua vida.
Clube da luta
Considerado como clássico cult e do gênero drama, O Clube da Luta foi feito em 1999. Aborda um roteiro baseado em comportamentos psicopatológicos do protagonista, muito próximos aos referentes às pessoas com TDP (Transtorno Dissociativo de Personalidade).
De acordo com o CID-10, o TDP (antes chamado de Transtorno de Personalidade Múltipla), tem por característica principal, a presença de duas ou mais personalidade distintas, que alternadamente recorrem à crise comportamental. E esse é um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que ajudam a elucidar o transtorno.
A ilha do medo
Um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que apresenta muitos detalhes e metáforas, sendo muito fiel à história, no caso a de Andrew Laeddis. Ele tentará, ao longo do filme, entender a sua doença psicopatológica. Apesar de Laeddis ser extremamente inteligente e criativo, mostra-se totalmente paranóico.
Seria possivelmente diagnosticado com o transtorno de esquizofrenia paranoide, que o acomete por estados delirantes, alucinações e imaginações criativas, que cuja causa, pode ser dada por estresse pós traumático (TEPT) da guerra, acompanhado de caso de alcoolismo.
Donnie Darko
Filme que foi lançado em 2001 que conta a história de um jovem que possui problemas psicológicos e tem estados alucinatórios, que tenta resolver seus problemas de forma “conveniente” à sua própria realidade.
Este é um dos filmes sobre transtornos psicológicos que retratam muito bem a forma como pessoas inteligentes na história, que foram diagnosticadas com transtornos psicológicos, lidavam com a vida.
Melhor impossível
Filme de comédia romântica estadunidense de 1997, em que apresenta Jack Nicholson como o protagonista de uma história no qual ele é um romancista milionário cometido por transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Essa psiconeurose que tende a dissociar o mecanismo de afetividade da razão que o conduz a ter diversas manias.
Cisne Negro
Conta uma história real de uma bailarina que ,estando longe de casa, e com o peso de sua autocobrança e responsabilidade, teria desenvolvido um quadro de alucinações, sintomas comuns da esquizofrenia. No entanto, apenas estes sintomas não são conclusivos para diagnosticar a doença. A personagem passa por crises de perseguição e alucinações. É um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que nos fazem refletir sobre a passagem da sanidade para a insanidade.
Bicho de 7 cabeças
Filme de drama brasileiro de 2000 que conta a história de Neto, jovem que, quando internado por seu pai em um hospital psiquiátrico por uso de maconha, é submetido a uma série de situações abusivas. O filme, neste sentido, é bastante crítico à política de internação compulsiva e ao regime de hospitais psiquiátricos. Entre outras questões, o filme aborda criticamente o tratamento clínico dado aos pacientes com transtornos mentais.
Forest Gump
Ou “O Contador de Histórias”, é um filme de 1994, cujo protagonista é Tom Hanks. O filme mostra um diagnóstico muito próximo à Síndrome de Asperger, cujos sintomas apresentam uma elevada inteligência e criatividade, talentos e habilidades incríveis, principalmente em áreas, como a matemática, e até para a música. Além de instrutivo, esse é um dos filmes sobre transtornos psiquiátrico muito envolvente.
Eu, eu mesmo e Irene
Mais um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos muito divertidos. Ele conta a história de um policial de Rhode Island que, ao ser traído e deixado para cuidar de três filhos, é submetido a uma série de transtornos psicológicos dissociativos. Segundo os médicos, o diagnóstico dado seria de esquizofrenia ilusória avançada e Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), em que se apresenta características de duas ou mais personalidades distintas.
Fragmentado
Kevin é uma pessoa que possui cerca de 23 personalidades! Todas estas realizam um verdadeiro rodízio, que disputam entre si o controle da mente. A produção indiana indica o diagnóstico para este caso de Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), causado por um terrível trauma, ou na infância, ou de cunho sexual, físico e psíquico.
Birdman: a inesperada virtude da ignorância
Este é um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que apresenta questões ligadas à esquizofrenia. Ele apresenta um série de informações que ajudam a compreender o comportamento do personagem em si. O protagonista chega a desenvolver a doença demonstrando além de comportamentos esquizofrênicos, alucinações e delírios auditivos.
Preciosa
É a história de uma adolescente negra e pobre, que sofre de obesidade e ainda é vítima de violência sexual. O filme leva ao espectador fazer uma análise crítica não apenas das questões misóginas e raciais, mas para pensar sobre as consequências e causas de sérios transtornos psíquicos e emocionais, da resistência e fragilidade, sanidade e insanidade.
Hallowen 2
Na continuação da série, uma das personagens que está internada e hospitalizada, mostra particularidades nos sanatórios e nas relações com seu psicólogo, que é envolvido pelo drama familiar.
O solista
Baseado em história real, o filme conta a história de um grande músico que é impedido de ascender à fama, devido à sua esquizofrenia, com sintomas de alucinações freqüentes, chegando até a tornar-se morador em situação de rua. Um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que demonstram não apenas os sintomas da doença como as consequências sociais dela.
Precisamos falar sobre Kevin
Este é um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos sobre psicopatia. De forma subjetiva, ao longo do filme é possível notar que o drama principal acontece na relação familiar do protagonista, que passa a apresentar sintomas do transtorno.
Amadeus
Este é um dos filmes sobre transtornos psiquiátricos que trata da bipolaridade. Indicado a 53 prêmios, ganhador de 8 Oscars, conta o drama de Mozart sobre os últimos episódios depressivos de sua vida, baseado em suas cartas. De acordo com psicólogos, Mozart apresentava sintomas alternados de euforia com depressão, insônia, impulsividade e grandes crises de irritabilidade.
Perfume
Conta a história de um assassino, aprendiz de perfumista que é clinicado como sociopata, serial killer e traços de psicopatia. Aqui o cenário o associa à determinadas condutas que se aproximam ao TPAS (Transtorno de Personalidade Antissocial).
Um método perigoso
Um filme que aborda os bastidores dos estudos da psicanálise, com Sigmund Freud e Carl Jung, chegando a aproximar os dois grandes personagens popularmente com sentido de refletir sobre a complexidade da psique humana bem como dos próprios personagens.
O aviador
Retrata a história de um texano milionário que herda sua fortuna de seu pai, porém que se envolve em tramas românticos e passa a apresentar sinais de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), com estados de ansiedade e impulsos repetitivos.
Sybil
Filme de 1976, baseado no livro de Flora Schreiber, que aborda o tratamento de uma jovem que sofre de TMP (Transtorno de Múltiplas Personalidades). O filme ganhou vários prêmios.
Cães de Aluguel
Lançado em 1992 e sendo a estreia de Quentin Tarantino no cinema, o filme mostra discursos diálogos violentos que promovem uma viagem ao mundo do crime, onde os próprios criminosos estão sujeitos às determinações de suas naturezas de impessoalidade, traços de personalidades psicopatas e transtornos de personalidade dissociais.
As vozes
A história de um trabalhador que passa a sofrer de um transtorno psicológico e entre os sintomas decorrentes estão quadros de alucinações auditivas e quadros de psicopatia.
Babadook
Filme de terror australiano, apresenta uma série de metáforas sutis sobre relacionamento familiar, trazendo à luz os estados depressivos que são convertidos em patologias.
Gostou de conhecer os filmes que tratam do tema sobre transtornos psiquiátricos? Se você quiser aprofundar seus conhecimentos ou buscar novas oportunidades profissionais na área de Psiquiatria, conheça a Pós-Graduação em Psiquiatria oferecido pelo IEFAP. Clique no banner abaixo!
9 respostas
Gostei do seu post vou compartilhar com meus amigos do whatsapp vou começar a seguir seu blog, aprenda conquistar as mulheresas: http://cutt.ly/euQ9Wmw
Olá Alex,
Ficamos felizes com o seu comentário. Isso nos dá mais responsabilidade para continuar melhorando.
Continue nos acompanhando que sempre temos novidades.
Equipe Medicina Dia a Dia
Aqui é a Camila parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.
Olá Camila,
Ficamos felizes com o seu comentário e continue nos acompanhando.
Equipe Medicina Dia a Dia
Olá Camila. Muito obrigado pelos seus comentários..continue nos prestigiando e divulgando.
Muito legal e interessante o resumo dos filmes e é bacana a explicação das doenças mentais é bem entendido
Olá Larissa!
Agradecemos o seu comentário e ficamos felizes por ter gostado. Continue nos acompanhando.
Equipe Medicina Dia a Dia
Olá Larissa tudo bem com você? Obrigado pelos seus comentários…isso nos motiva a continuar trabalhando para melhorar. Obrigado!
Gente, estou a procura de um filme que não lembro o título. Há alguns anos atrás vi ele pelo canal syfy, um suspense sobre uma paciente em um hospital psiquiátrico que não vivia a realidade atual, acreditava ser uma médica no hospital. O filme é muito bom, no fim ela era realmente uma paciente no local.
Alguém conhece, pode me ajudar com o título? Estou querendo assisti-lo de novo.