fbpx
Fique por dentro das últimas noticias sobre medicina

Saiba como se tornar mais relevante na medicina com a produção de conteúdo

A produção de conteúdo é essencial para que o profissional possa se tornar relevante na sua área e carreira.

As plataformas digitais são usadas muito mais do que apenas entretenimento. Muitas pessoas, inclusive, vão em busca de profissionais das mais diversas áreas pelas mídias sociais.

Na comunidade médica, também temos profissionais que se destacam nas mídias sociais e se tornam ícones de referência em disponibilização de conteúdo.

Esse posicionamento digital gera ainda mais autoridade para o médico, tanto da perspectiva dos seus pacientes quanto dos seus colegas de profissão.

Saiba como o médico pode gerar conteúdo de qualidade e com assertividade, através das mídias digitais. Nos acompanhe na leitura!

Como se tornar relevante na medicina através das mídias sociais

 

A produção de conteúdo para blogs e mídias sociais é o melhor caminho para conquistar popularidade e relevância no segmento.

Os temas a serem trabalhados precisam ser planejados para garantir a divulgação de conteúdo com amplitude, e propriedade do tema abordado.

As mídias sociais são poderosas ferramentas para divulgação de conteúdo relevante e de qualidade.

Por isso, dedicar tempo para produzir materiais para esses canais é essencial para garantir um bom posicionamento e relevância.

Muitas pessoas procuram perfis de profissionais da área da saúde em mídia sociais, por isso é imperativo estar atento ao seu público.

Uma boa estratégia é desenvolver conteúdos sobre temas cotidianos que geram muitas dúvidas entre os pacientes.

No planejamento de conteúdo podem ser desenvolvidos lives, vídeos, e-books, que são muito procurados pelo público.

É importante determinar quais mídia serão trabalhadas, e a partir daí organizar um cronograma semanal e mensal de postagens.

Lembrando que os conteúdos precisam ser desenvolvidos com qualidade, visando atender à necessidade e demanda do seu público alvo.

Além disso, desenvolver conteúdos que possam “traduzir” a linguagem técnica sobre pesquisas, tecnologias e medicações em desenvolvimento, também costuma gerar bastante engajamento para a sua imagem profissional.

Em resumo o público gosta de publicações úteis, sobre informações relevantes que de fato possam responder a alguma dúvida.

Por isso, a produção de conteúdo precisa estar alinhada aos interesses da sua audiência.

A melhor forma de investigar esses interesses é fazendo perguntas, enquetes e outros conteúdos interativos que possam subsidiar você com alguma informação.

Produção de conteúdo para se tornar relevante digitalmente

 

Na prática, produzir conteúdo pode ser comparado a desenvolver materiais acadêmicos por exemplo, o passo-a-passo é bem semelhante.

Inicialmente é preciso dedicar um tempo para pesquisar sobre o tema desejado.

Pesquise em fontes confiáveis com credibilidade, que seja possível embasar o conteúdo de forma verídica e fidedigna.

Em seguida, prossiga para elaborar o conteúdo que será divulgado, as pesquisas são apenas para fornecer insumos para o seu conteúdo, porém o material em si precisa ser algo novo, desenvolvido com uma linguagem própria.

Um mesmo conteúdo pode ser distribuído em diferentes canais como um texto blog, um vídeo para o YouTube, por exemplo.

Até mesmo as redes sociais podem ser mescladas com vídeos curtos e conteúdos escritos.

Em seguida é importante trabalhar na revisão desse material. Tudo o que for publicado precisa estar devidamente revisado tanto na questão ortográfica quanto de conteúdo.

Isso é necessário para garantir que todo o material divulgado, sejam informações atualizadas e com base científica.

É importante fornecer, sempre que possível, as fontes que foram utilizadas para produção dos textos.

Na publicação do material, se for utilizar imagens é preciso utilizar imagens que sejam livres de direitos autorais.

Para postagens em mídia sociais é importante relacionar hashtags sobre o tema, para que possam atrair ainda mais pessoas do seu público-alvo.

Uma boa alternativa para quem deseja fazer esse trabalho, porém não possui o conhecimento, ou o tempo necessário para dedicar, é contar com apoio de agências de marketing ou redatores profissionais.

Assim, é possível desenvolver todo o conteúdo e fazer o planejamento das postagens, procurando canais de relevância como o blog Medicina Dia a Dia.

Médicos que deram certo na produção de conteúdo

Como falamos anteriormente, as redes sociais são um bom exemplo de canal a ser explorado pelos médicos.

Muitos profissionais, inclusive, utilizam esse meio para gerar mais autoridade e se tornar referência em sua área.

Veja esses três exemplos de médicos que produzem conteúdo para as mídias sociais:

  • Instagram Dra. Dayse Caldeira

Dentre suas variadas formações, a Dra. Dayse Caldeira é Pós-Graduada em Nutrologia e utiliza o seu Instagram para compartilhar dicas relacionadas a emagrecimento saudável, metabolismo e rotina saudável.

A médica já conquistou um público de 167 mil seguidores na rede social e também produz conteúdo para o seu próprio blog.

  • Instagram Dr. Julian Yin

Já o Endocrinologista e Nutrólogo Dr. Julian Yin conquistou uma base de 362 mil seguidores produzindo conteúdos relacionados a uma vida saudável através da alimentação e as ações dos nutrientes do corpo humano.

O Dr. Julian também mantem um website atualizado, mesclando conteúdos escritos e em vídeos.

  • Instagram Dr. Daniel Sócrates

Sendo médico psiquiatra, o Dr. Daniel Sócrates se dedica a compartilhar conteúdos sobre o bem-estar mental da população, abordando temas atuais e do cotidiano das pessoas.

Com isso, o Dr. conquistou mais de 27 mil seguidores e também mantem um website com conteúdos mais aprofundados sobre esses temas.

Esses exemplos mostram como é possível construir um bom posicionamento na medicina com a produção de conteúdo.

Umas das dicas mais valiosas é que você mantenha um relacionamento junto ao público, é o que gera maior engajamento e maior credibilidade.

Para mais dicas sobre o tema, fique ligado em nosso blog e acompanhe nossos artigos exclusivos.

O IEFAP é uma instituição, que operacionaliza cursos de Pós-Graduação em Medicina, focada em gerar conhecimentos que aumentam a performance do médico e o ajudam a melhorar a vida das pessoas.

Acesse o nosso site e conheça a nossa história e os nossos cursos de Pós-Graduação!

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related article