fbpx
Home Cardiologia Doença das artérias carótidas e o tratamento precoce

Doença das artérias carótidas e o tratamento precoce

por Gladimir Diretoria

A doença das artérias carótidas consiste na formação de placas de gordura dentro das artérias carótidas, resultando no seu estreitamento.

As artérias carótidas são duas, e estão localizadas da parte lateral do pescoço e são os principais vasos sanguíneos responsáveis por transportar sangue para o cérebro.

Ao longo desse texto, falaremos um pouco mais sobre as principais causas, sintomas e tratamento da doença das artérias carótidas, nos acompanhe na leitura!

Entenda o que é a doença das artérias carótidas e quais as principais causas dessa condição

O estreitamento das artérias carótidas, denominado estenose é resultado da aterosclerose.

A aterosclerose é o acumulo de gordura que gera a formação de placas nas paredes das artérias, em casos mais graves o espaço pode ser completamente obstruído.

Quando ocorre a obstrução, o sangue continua sendo enviado para o local, entretanto, como a artéria está obstruída, ocorre uma pressão na região. Essa pressão pode acabar rompendo a aterosclerose, e enviando sangue com fragmentos de placas de gordura para o cérebro.

Em isso ocorrendo, pode resultar na obstrução dos vasos cerebrais por esses fragmentos, fazendo com que esses vasos não transportem sangue para o cérebro, ocasionando um AVC.

As principais causas da doença das artérias carótida estão associadas ao tabagismo, hipertensão arterial, diabetes mellitus, histórico familiar de aterosclerose e idade avançada.

Principais sintomas e como é feito o diagnóstico da doença das artérias carótidas

Os sintomas da doença quando ocorrem, são indicativos que o paciente precisa procurar ajuda médica com urgência, sendo eles:

  • Formigamento, dormência ou fraqueza em um lado do corpo ou membros inferiores;
  • Perda parcial da visão;
  • Dificuldades ou incapacidade de movimentar um dos membros inferiores;
  • Dificuldades na fala, em pronunciar palavras corretamente.

O diagnóstico dessa condição é realizado por intermédio de exames de ultrassom doppler de carótida.

Além disso, podem ser realizados também exames complementares de tomografia computadorizada, ressonância magnética e arteriografia.

Tratamento da doença das artérias carótidas

O tratamento irá depender do grau de agravamento da doença, sendo que para casos mais leves será recomendado apenas a mudança dos hábitos alimentares, realização de atividades físicas e parar de fumar.

Em outros casos, pode ser necessário a administração de medicamentos, como por exemplo, medicações para afinar o sangue.

E para casos mais graves da doença, pode ser necessário a realização de cirurgia para retirar a placa de gordura responsável pelo estreitamento.

A cirurgia realizada é o cateterismo ou angioplastia, onde há o posicionamento de um balão no interior da artéria para dilatá-la para em seguida ser realizada a colocação do stent (um tubo principalmente de nitinol).

Dessa forma, é essencial a identificação da doença no primeiro estágio, com a solicitação de exames de rotina, dado o seu grande risco de morte ou sequelas ao paciente portador da doença. Finalmente, o ideal é atuar no tratamento precoce das artérias carótidas.

O Acidente Vascular Cerebral é uma das causas de morte mais comuns no Brasil. A falta de hábitos de vida mais saudáveis, e a realização de check-ups periódicos contribuem para diminuir essa incidência.

O médico cardiologista é o responsável por orientar os pacientes sobre as situações de risco, realizar diagnósticos e tratamentos.

Para isso, necessita ter conhecimentos aprimorados sobre a cardiologia num todo, acessando informativos, estudos e obtendo qualificação na área.

O IEFAP – Instituto de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento é uma das Instituições que ofertam curso de Pós-graduação em Cardiologia, em convênio com a UNINGÁ. Esse curso é na modalidade Lato Sensu, sendo realizados mensalmente aos finais de semana (Sábado e Domingo), com aulas presenciais e tele presenciais. Maiores informações podem ser obtidas no site www.iefapcursos.com.br  ou pelo WhatsApp (44) 98813-1364.

Para mais conteúdos como esse, acesso nosso blog e confira.

Artigos relacionados

Deixe um Comentário