A Geriatria é a especialidade da medicina que atua na prevenção e tratamento de doenças em pacientes com idade avançada.
Os profissionais que atuam nessa área são médicos generalistas, ou seja, possuem conhecimentos de diversas vertentes da medicina para aplicar no exercício de sua profissão.
Conheça um pouco mais sobre essa especialidade e sobre as principais doenças geriátricas relacionadas ao envelhecimento, nos acompanhe na leitura!
Conheça os principais objetivos da Geriatria
A capacidade funcional de cada indivíduo é diminuída ao longo da vida e do processo natural de envelhecimento.
O médico geriatra deve atuar em conjunto com o paciente / familiares, afim de proporcionar o máximo de independência aos seus pacientes. Prevenindo a incapacidade, e garantindo a melhor qualidade de vida possível.
Além disso a geriatria também atua na prevenção de doenças, detecção e tratamento precoce, apoio durante o tratamento de doenças terminais, e tratamentos seguros.
Conheça agora, algumas das principais doenças geriátricas, relacionadas ao processo de envelhecimento do organismo:
– Alzheimer
O Alzheimer é uma doença que afeta o cérebro e provoca a morte das células cerebrais, e atrofia cerebral. É uma doença progressiva e não possui cura, afeta inicialmente a memória do paciente e pode provocar a dependência total de cuidado, e afeta principalmente pacientes com idade superior a 50 anos, com uma expectativa de vida média de até 15 anos.
– Parkinson
Outra doença relacionada ao envelhecimento é a doença de Parkinson, essa doença é caracterizada pelo desequilíbrio do sistema nervoso central do paciente.
Nessa doença ocorre a rigidez aumentada dos músculos, porém essa característica pode estar ausente nas fases iniciais da doença.
Outro sintoma bastante característico da doença de Parkinson é o tremor, que ocorre pela demora do cérebro em transmitir informações necessárias para a movimentação dos membros do corpo.
– Doenças Reumáticas
As doenças reumáticas são condições que afetam o sistema musculoesquelético e que não estão relacionadas com traumas.
Existem diversas doenças classificadas como reumáticas, algumas delas são:
- Osteoporose
- Fibromialgia
- Artrite reumatoide
- Artrite idiopática
- Osteoartrose
O grupo de pessoas mais afetado por esses tipos de doenças são mulheres, com idades a partir dos 65 anos.
Como a Geriatria atua na prevenção de doenças do envelhecimento
Acima relacionamos algumas das doenças geriátricas que possuem relação direta com o processo de envelhecimento do organismo.
Para os profissionais da geriatria é importante atuar na prevenção de doenças, que possam acometer pacientes com idades avançadas. Entre as iniciativas preventivas propostas estão o estímulo a prática de atividades físicas.
Além de corrigir hábitos deletérios como alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade, uso de álcool e cigarro. O médico geriatra também deve também fornecer informações para a rede de apoio do idoso, em relação à segurança doméstica e cuidados específicos.
A geriatria é uma especialidade que atua não só no campo físico, mas também no emocional dos pacientes. Por isso é importante ao profissional geriatra estar devidamente preparado para oferecer um atendimento de qualidade e excelência aos seus pacientes.
Esse e outros assuntos relacionados à área de Geriatria, são estudados na Pós-Graduação em Geriatria, a qual é ofertada pelo IEFAP e ministrada pela UNINGÁ. O curso é reconhecido pelo MEC e possui duração de 2 anos, com aulas presenciais e telepresenciais, mensais e aos finais de semana (Sábado e Domingo.)
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de outros conteúdos relacionados ao tema, até a próxima!