fbpx
Fique por dentro das últimas noticias sobre medicina

Nutrologia médica e os problemas alimentares: Como o isolamento social agrava essa condição

Em tempos de pandemia, o isolamento social tem levado a uma série de transtornos, com diversas causas, desde emocionais até problemas alimentares.

Entender a relação entre o fenômeno do afastamento social e a impulsividade alimentar por exemplo, pode então, nos ajudar a compreender o agravamento de doenças diretamente relacionada aos hábitos alimentares.

Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre nutrologia médica, e a importância dessa especialidade para a manutenção de hábitos nutricionais saudáveis.

Problemas alimentares, nutrólogo ou nutricionista?

O tratamento de problemas de ordem alimentar deve ser conduzido por profissionais devidamente especializados nessa área.

Tanto nutrólogos quanto nutricionistas, são profissionais preparados para atender pacientes que estejam enfrentando problemas decorrentes de má nutrição.

Para entender melhor qual a função de cada uma dessas especialidades, separamos no tópico abaixo um breve resumo, confira:

– Nutrólogo

A nutrologia é uma especialidade da medicina, onde é necessário estar formado para posteriormente se especializar na área para poder atuar como nutrólogo.

Os nutrólogos são responsáveis por diagnosticar problemas de saúde decorrentes da alimentação.

Na nutrologia médica o objetivo é proporcionar ao paciente, um diagnóstico e tratamento adequado de acordo com o tipo de problema decorrente dos seus hábitos alimentares.

Ainda na nutrologia, o profissional faz o elo com outras especialidades, para identificar deficiências e proporcionar um atendimento amplo ao paciente.

– Nutricionista

Já a nutrição é uma formação específica em que o profissional obtém a graduação em nutrição, e pode se aprofundar em diferentes áreas dentro da especialidade.

Na nutrição desenvolve-se um conhecimento mais aprofundado sobre os alimentos e suas propriedades.

O nutricionista é o profissional que irá desenvolver uma dieta para o paciente de acordo com suas necessidades específicas, seja se ganho ou perda de peso.

Ele pode atuar em conjunto com o nutrólogo para suprir as deficiências nutricionais de um paciente, ou para tratar o excesso de peso por exemplo.

Como o isolamento social tem agravado os problemas alimentares

Muitas pessoas encontram dificuldades para estabelecer uma rotina alimentar saudável, com o isolamento social essa dificuldade tem sido agravada.

Fatores como a ansiedade, a ociosidade e o próprio tempo livre em excesso têm resultado em más escolhas na hora de se alimentar, e essas escolhas tem refletido diretamente na saúde das pessoas.

O problema é agravado em pacientes que possuem alguma condição que é diretamente afetada pela alimentação, como é o caso de pessoas portadoras de diabetes, colesterol e pressão alta por exemplo.

Atuar na mudança desses hábitos alimentares é o melhor caminho para garantir uma vida mais saudável.

Porém fazer essas mudanças de forma independente pode ser um grande desafio, por isso contar com o apoio de profissionais especializados é a melhor alternativa.

O nutrólogo é um dos profissionais mais capacitados para atender pacientes com distúrbios alimentares, e problemas decorrentes de má nutrição.

Além de trabalhar diretamente a área nutricional, o nutrólogo também é capaz de atuar no tratamento de outras condições que possam ter sido ocasionada por esses hábitos alimentares inadequados.

Nutrologia, a especialidade certa para tratar de Problemas alimentares

Os problemas alimentares resultantes de uma má alimentação, seja ela em períodos de isolamento social ou não precisam ser atendidos por profissionais especializados.

A nutrologia médica é a especialidade ideal para médicos que desejam atuar nessa área, pois tem o objetivo de fornecer conhecimentos relacionados ao metabolismo nutricional.

O nutrólogo além de atuar no acompanhamento do estado nutricional dos pacientes, também atuará sob a perspectiva dos benefícios obtidos através da ingestão dos nutrientes.

Uma especialidade de suma importância para atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas aos nutrientes.

O IEFAP possui curso de Pós-Graduação em Nutrologia, sendo um dos mais requisitados no momento, com aulas mensais aos finais de semana nas modalidades presencial ou presencial com aulas online ao vivo. Saiba mais no site do IEFAP.

Se gostou desse conteúdo, acesse nosso blog e acompanhe e fique por dentro de outros dos nossos artigos.

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related article