fundo parallax

Pós-Graduação em Cardiologia: umas das principais da área Médica

médico conectado
Médico conectado ou desconectado: qual você é?
1 de março de 2019
Ser médico significa aprendizado constante. Conheça 5 livros que todo profissional de medicina precisa ler.
5 livros de medicina essenciais para os médicos
13 de março de 2019
 

Realizar uma pós-graduação em cardiologia em uma instituição de qualidade permite ter mais facilidade e acesso ao universo do tema escolhido.

A cardiologia, hoje se desenvolve cada vez mais e atrai muitos médicos. Isso é fruto do rápido desenvolvimento tecnológico das últimas décadas. As pesquisas da área e as sub-especialidades da cardiologia vão cada vez mais adquirindo status de reconhecimento.

Essa evolução da cardiologia, mediante várias especialidades como cardiopatias, cardiologia pediátrica, angiocardiografia, valvopatias, torna hoje o estudo imprescindível para que médicos busquem contínuas atualizações. Pela razão de estar se atualizando, como na pós-graduação em cardiologia, é que as chances de conquistar o mercado de trabalho se tornarão bem mais reais.

Conhecendo mais a cardiologia

A cardiologia é a especialidade médica que trata doenças relacionadas com o coração. Ela trata desde o diagnóstico, tratamento e até mesmo prevenção, cuidando dos fatores de risco como a obesidade, sedentarismo, tabagismo, e má alimentação.

O aumento da demanda dos problemas de saúde relacionados ao coração e vasos sanguíneos, vem transformando a cardiologia em um campo de atuação muito promissor.

A história da cardiologia começa no início do século XX quando as doenças cardíacas demonstravam taxas consideráveis na população, mas estudada somente como disciplina acadêmica dentro da clínica médica. Com as constantes mudanças do estilo de vida da população, a cardiologia foi ganhando ainda mais importância, constituindo-se como especialidade médica, independente da clínica geral.

As doenças cardíacas, ao se tornarem mais comuns na sociedade gradativamente aumentam a importância da profissionalização do trabalho do cardiologista. Para garantir essa oportunidade profissional, a área de estudo que está sendo mais procurada é a realização da pós-graduação em cardiologia.

Como é a pós-graduação em cardiologia?

O caminho para a atuação na área da cardiologia somente é realizada mediante a graduação em medicina.

A pós-graduação em cardiologia garante ao médico adquirir os conhecimentos mais atualizados na especialidade médica que trata das doenças cardiovasculares, bem como dos demais problemas de saúde que são relacionados ao coração.

As disciplinas da especialização na cardiologia têm variação de programas para programas, mas em geral, são as seguintes:

  • História Clínica.
  • Anatomia do Sistema Circulatório.
  • Exame Físico.
  • Radiologia.
  • Arritmologia.
  • Bioética.
  • Ecocardiografia.
  • Cirurgia Cardiovascular.
  • Psicologia Básica.
  • Doenças Cardíacas.
  • Angiologia.
  • Semiologia e Diagnóstico Geral.

Para tornar-se um médico cardiologista, o estudante deverá preparar-se para enfrentar uma grande quantidade de assuntos, ter disciplina, estudar em média por dois anos em longas cargas horárias. No decorrer do curso, o estudante terá pela frente aprendizados em experiências presenciais em hospitais, ambulatórios, enfermarias e UTIs.

Como é o trabalho de um médico cardiologista

O profissional que irá trabalhar na área desta especialidade será responsável pela investigação, tratamento de lesões do coração, e principalmente no diagnóstico do tipo de problema, a sua causa.

A cardiologia é o ramo da medicina que envolve certas complexidades no que diz respeito às questões psicoemocionais de seus pacientes. Ela requer do profissional um tipo especial de cuidado ligado a procedimentos mais humanistas.

Assim, o trabalho de um médico cardiologista deve ser de extrema importância no momento de enfrentar situações ambulatoriais de risco, na rápida atuação e desempenho com seus conhecimentos avançados.

A pós-graduação em cardiologia disponibilizará, também, conhecimentos sobre as novas tecnologias para o tratamento de casos mais sérios e de risco. Além disso, com o curso de pós-graduação, será possível absorver a especialização de forma mais ampla do que os conhecimentos gerais da cardiologia.

O cardiologista, como médico especialista nas doenças do coração e vasos sanguíneos, consegue diagnosticar doenças no sistema cardiovascular, realização de análises clínicos, interpretação de resultados dos exames laboratoriais, bem como atua no tratamento e prevenção delas..

Entre as práticas principais de um médico cardiologista, podemos encontrar:

  • promoção e tratamento da saúde cardiovascular;
  • realização e interpretação dos exames cardiovasculares;
  • atuação no diagnóstico para o tratamento de enfermidades como a hipertensão, colesterol alto, arritmia cardíaca, taquicardia, e demais problemas;
  • procedimentos cirúrgicos como pontes de safena, desobstruções das artérias coronárias, aplicação de válvulas, cirurgias de reparação, substituição por próteses, marca-passos, transplantes;
  • a possibilidade de atuação em hospitais e centros de saúde públicos, privados, laboratórios de pesquisas e em institutos, além de dar prosseguimento na carreira acadêmica.

Vantagens da pós-graduação em cardiologia

Com o curso de pós-graduação em cardiologia, o profissional poderá adquirir uma visão e entendimento mais amplo da área, pelo diagnóstico, prevenção, tratamento e reabilitação. O ramo da cardiologia é uma especialidade verdadeiramente promissora no Brasil. O seu mercado de trabalho sempre tende a se expandir, seja nos ambulatórios de hospitais públicos, privados e em clínicas especializadas.

A pós-graduação em cardiologia é um importante caminho de experiência teórica e prática que fará a diferença dentro do mercado de trabalho.

Curiosidade: você sabia que mais de 70% da atuação profissional na cardiologia acontece dentro do ambiente dos ambulatórios?

Prepare-se para realizar este caminho para a pós-graduação em cardiologia. Estude todos os dias, confira nossas dicas para aprender mais rapidamente, e obtenha êxito na prova. Todo o esforço na longa graduação no curso de medicina será muito bem recompensada na pós-graduação e principalmente no mercado de trabalho.

Gostou deste artigo sobre pós-graduação em cardiologia? Saiba como a pós-graduação poderá fazer com que o estudante tenha grande destaque no mercado de trabalho. Busque e invista em conhecimento prático como destaque profissional através da pós-graduação em cardiologia da IEFAP!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *