fbpx
Fique por dentro das últimas noticias sobre medicina

Reumatologia: Quais doenças podem ser tratadas pelo Reumatologista?

Um profissional dedicado a diagnosticar e tratar problemas musculoesqueléticos, o reumatologista trabalha em conjunto com outras especialidades médicas.

Mas muitas pessoas, e até mesmo estudantes de medicina ainda no início, podem confundir as áreas de atuação do reumatologista com outras especialidades, como a ortopedia ou até mesmo a clínica geral.

E esse profissional trabalha em conjunto com ambas, porém com uma atuação específica, como veremos a seguir, nos acompanhe na leitura.

 

Descubra o que faz um reumatologista

 

Como falamos no início, esse profissional atua no tratamento de doenças musculoesqueléticas.

Então basicamente um reumatologista é o profissional que vai tratar problemas crônicos e doenças autoimunes, que afetam articulações, ossos, músculos, tendões ou ligamentos.

Em casos cirúrgicos por exemplo, o reumatologista pode solicitar apoio de um ortopedista, onde ambos trabalharão em conjunto, avaliando as melhores opções de tratamento para o paciente, de acordo com o diagnóstico em questão.

Esse profissional trabalha com apoio de exames de imagem como raio X, tomografia e até mesmo ressonâncias para determinar o melhor diagnóstico, de acordo com a condição que afeta o paciente.

 

Principais doenças tratadas pelo reumatologista

 

A osteoporose é uma das principais doenças tratadas por essa especialidade.

Uma condição caracterizada pela diminuição da absorção de cálcio e minerais pelo organismo, a osteoporose é causada pela perca aumentada de massa óssea.

E ela é resultante do processo natural do envelhecimento, mas que em alguns casos raros pode também afetar faixas etárias mais novas.

A artrite reumatoide também é outra doença tratada por essa especialidade.

Essa doença é caracterizada por afetar as juntas, causando dores, inchaço e também rigidez de movimentos.

Afeta as áreas dos joelhos, dedos ou tornozelos, por ser uma doença autoimune sua causa está relacionada ao ataque das células do próprio corpo as articulações.

Uma doença que tem crescido em número nos últimos anos, e que tem demandado muita atenção dos profissionais da reumatologia é a fibromialgia.

Doença de causa ainda desconhecida, a fibromialgia é caracterizada por pontos dolorosos no organismo.

Além de sintomas como fadiga, cansaço, insônia ou sono excessivo.

O reumatologista atua também no tratamento de doenças e inflamações que acometem os tendões.

Conhecidas como tendinite essas inflamações podem afetar regiões como ombros, joelhos, tornozelos e punho.

Os tendões são estruturas fibrosas que quando apresentam dor e inchaço caracterizados pela tendinite, precisam ser avaliados.

Então se for necessário que o paciente seja submetido algum processo cirúrgico, o reumatologista então o encaminhará para atendimento junto a um ortopedista.

 

Em que momento é necessário uma visita ao reumatologista?

  

Quando o paciente apresenta algum tipo de sintoma relacionado aos ossos geralmente procura-se por um ortopedista, mas quando é necessário procurar um reumatologista?

O reumatologista irá atuar no tratamento de doenças cujo sintomas afetam as articulações, causando inchaço ou dores.

Então o paciente que apresenta perda de flexibilidade, dificuldades para se movimentar ou ainda dores no corpo, o reumatologista pode indicar um tratamento multidisciplinar de acordo com o tipo de enfermidade a ser tratada.

Com o apoio de profissionais como fisioterapeutas, ortopedistas, e ainda educadores físicos.

Mas pode ser necessário também a prescrição de medicamentos ou encaminhamento cirúrgico como citamos anteriormente.

Reumatologia é umas das áreas dos cursos de Pós-Graduação ofertados pelo IEFAP. Através dele, médicos se preparam para um atendimento mais completo e com qualidade de pacientes com problemas clínicos de natureza reumatológica.

E para mais informações, acesse nosso site e conheça mais sobre a Pós-Graduação em Reumatologia.

Acompanhe também o nosso blog e fique por dentro dos nossos conteúdos.

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related article