Entre diferentes canais de marketing disponíveis para a área médica, um deles se destaca devido ao seu baixo custo, eficiência na aquisição de pacientes e fácil distribuição do conteúdo: o Instagram para médicos.
Contudo, ganhar autoridade, gerando conteúdo relevante e mostrando presença na plataforma, a fim de conquistar novos seguidores, pode ser um desafio para profissionais da medicina.
Foi para ajudar você a manter sua relevância no mercado por meio de marketing digital no Instagram para médicos que desenvolvemos o artigo de hoje. Continue conosco e confira como é possível obter resultados e conquistar mais pacientes para sua clínica! Acompanhe:
Por que usar Instagram para médicos?
Um dos principais benefícios de utilizar o Instagram para médicos é o fato de ser gratuito. Mesmo que escolha a conta comercial, versão do perfil que apresenta dados de alcance e interações com publicações, a plataforma não exige cobrança.
Outro ponto positivo é a popularidade do Instagram no Brasil passando de mais de 50 milhões de usuários no país, sempre dispostos a conhecer novos perfis. Com conteúdos interessantes, que possam atingir novos seguidores, é possível atrair até mesmo quem não precisa de uma consulta. Assim, garantindo futuras recomendações.
Além disso, o potencial de engajamento do Instagram para médicos é outra vantagem. Por se tratar de uma rede social, recursos como mensagens, encaminhamentos e comentários são muito bem aproveitados.
Como conseguir bons resultados no Instagram?
Com potenciais pacientes navegando e interagindo no feed do Instagram diariamente, é fundamental investir em formas de alcançar bons resultados. Aplique uma estratégia eficaz e garanta que o Instagram para médicos seja um sucesso para seu consultório. Confira o que fazer nas dicas a seguir.
Defina seus objetivos
Saber onde quer chegar com o Instagram para médicos é o primeiro passo. Seu consultório deve ter planejamento com metas definidas, de quantidade e qualidade, como atendimento ao cliente, campanhas de marketing setor financeiro, entre outros.
Com objetivos traçados e necessidades identificadas, o médico terá em mãos dados úteis que tornam mais fácil o processo, ajudando a melhorar os resultados.
Qual seu objetivo com a rede social? Tornar-se um médico conectado? Você quer mais pacientes para consulta? Busca aumentar sua autoridade no meio médico? Escolha seu objetivo, identifique suas metas e ordene-as em grau de prioridade.
Identifique seu público-alvo
No Instagram para médicos, é preciso elaborar uma boa estratégia de marketing sabendo exatamente quais os públicos que você deve atender. O principal objetivo em saber com que público está se comunicando, é a maior identificação das postagens com o dia a dia de seus pacientes. É primordial elaborar conteúdos que levem o público a assimilá-lo com seu cotidiano, por isso, abuse da linguagem informal e pessoal.
Planeje o conteúdo
Não faça publicações aleatórias e a qualquer horário do dia sem um bom planejamento. O Instagram para médicos deve ter suas publicações planejadas, baseando-se nas necessidades do seu público-alvo.
Reúna sua especialidade e o que as pessoas desejam com uma linguagem de fácil compreensão, que seja acessível. Em seguida, pense em conteúdos de maior interesse, como o que você mais ouve no consultório. Transforme esse conhecimento em informação, ou seja, post no feed ou stories, sempre escolhendo boas imagens e vídeos.
Organize o gerenciamento do perfil
Responder as mensagens diretas e pessoas que deixam comentários é mais importante do que acompanhar quem segue ou deixa de seguir o perfil de Instagram para médicos. Ao escrever, as pessoas esperam retorno, assim como aquelas que ligam em seu consultório.
A interação entre médico e paciente é essencial para manter seu público engajado, passando grande credibilidade e autoridade. É comum que médicos não tenham tempo disponível para responder todas mensagens, entretanto, é possível solucionar esse problema com um colaborador responsável por essa tarefa.
Respeite os limites do marketing médico
Sendo uma das estratégias mais importantes para o sucesso de sua carreira, o marketing médico consegue mostrar seu valor e diferenciais atraindo pacientes e aumentando a fidelização de sua clínica.
Contudo, para conseguir bons resultados e relevância no mercado, é fundamental seguir as regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação ao marketing médico.
É preciso respeitar as restrições quanto à propaganda voltada para serviços prestados, procedimentos, tratamentos, pacientes, e outros assuntos. Por isso, o profissional tem como dever seguir o Manual de Publicidade Médica publicado na Resolução 1.974/11.
Você pôde conhecer as melhores dicas para que seu Instagram para médicos informe seu público de forma sólida, atraindo pacientes e construindo uma boa presença virtual para sua clínica.
Gostou destas informações? Então, veja também Marketing digital para médicos: conheça dicas e tendências!
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