Home Carreira médica Como ter sucesso na carreira de médico

Como ter sucesso na carreira de médico

por IEFAP
sucesso na carreira de médico

Fazer sucesso na carreira de médico e ser reconhecido por colegas e pacientes é o desejo de qualquer profissional na área de saúde.

Mas afinal, quais são os passos indispensáveis para quem deseja trilhar uma trajetória de sucesso? Além de muito trabalho e dedicação, algumas medidas podem fazer toda a diferença para quem quer ver seu nome se destacar da concorrência. Saiba quais são elas!

8 dicas para quem quer fazer sucesso na carreira de médico

1. Faça uma pós-graduação

Se a ideia é trilhar uma carreira de sucesso, fazer uma pós-graduação é um passo imprescindível. Isso porque a especialização possibilita que você se aprofunde em uma área do seu interesse, aperfeiçoando seus conhecimentos e garantindo mais segurança nos atendimentos.

Médicos que optam por fazer uma pós-graduação têm a oportunidade de aprender com professores que possuem amplo conhecimento teórico e prático. Também é uma oportunidade valiosa de ampliar o seu networking ao conviver com colegas que têm interesses similares aos seus, mas possuem vivências pessoais e profissionais diferentes, o que garante uma rica troca de experiências.

2. Participe de workshops, seminários e congressos

Manter-se atualizado deve ser uma das principais metas de profissionais que desejam alcançar o sucesso na carreira de médico.

Por isso, além de fazer a pós-graduação, participe sempre que possível de workshops, seminários e congressos para manter-se inteirado sobre as principais inovações na sua área de atuação.

Outra vantagem de marcar presença nesse tipo de evento é que você tem mais uma oportunidade de ampliar seu networking e saber mais sobre oportunidades no mercado de trabalho que podem fazer toda a diferença  na sua trajetória. Por isso, não deixe de comparecer!

3. Aperfeiçoe sua capacidade de trabalhar em equipe

Se você deseja ter sucesso na carreira de médico, além de conhecimentos sólidos sobre sua área de atuação, é importante aperfeiçoar a sua capacidade de trabalhar em equipe.

Manter um bom relacionamento não só com os médicos que trabalham com você, mas com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos é fundamental para que você possa ser reconhecido no mercado como um profissional agregador. Esse tipo de atitude passa a mensagem de que você entende a importância de todos para o sucesso do projeto e que busca somar esforços em busca de um objetivo comum.


4. Foque no atendimento humanizado

Para fazer sucesso na carreira de médico, além de ser reconhecido pelos seus colegas, você precisa conquistar o respeito e admiração dos seus pacientes. Por isso, não importa a qual especialização da medicina você se dedique, invista em um atendimento humanizado, em que a escuta e o acolhimento sejam prioridade.

Tratar pacientes e familiares com empatia e atenção e esclarecer todas as dúvidas sobre diagnósticos e tratamentos com calma e em linguagem acessível são práticas altamente recomendáveis. Além disso, procure comunicar-se de maneira a transmitir entendimento e apoio, respeitando o estado emocional de cada pessoa.

5. Dê atenção à sua vida pessoal

Fazer sucesso na carreira de médico exige esforço, dedicação e muito trabalho. No entanto, se você negligenciar a sua vida pessoal e lançar-se em longas jornadas de trabalho sem pausas pode acabar com um esgotamento físico e mental em longo prazo.

Além disso, estará mais sujeito a erros que podem custar a vida de seus pacientes e até mesmo sua carreira. Por isso, aprenda a dosar os momentos de concentração no trabalho com períodos de dedicação à sua vida pessoal.

Use essas pausas para descansar, ler, ir ao cinema, visitar os amigos e a família ou dedicar-se a outras atividades que lhe sejam prazerosas e que nada tenham a ver com sua atividade profissional.

6. Invista em marketing pessoal

Você já ouviu a máxima de que aquele que não é visto não é lembrado? Se você quer fazer sucesso na carreira de médico, é importante que os esforços que vêm fazendo para realizar um bom trabalho sejam notados.

Não é incomum que excelentes médicos deixem de ser considerados para postos que desejariam ocupar por acreditar que falar sobre seus interesses ou habilidades possa ser encarado como falta de modéstia ou arrogância.

Portanto, não abra não de trabalhar no seu marketing pessoal diariamente. Sempre que possível, demonstre iniciativa na resolução de problemas, mantendo uma postura proativa, propondo alternativas e mostrando-se cooperativo e participativo.

Sempre que tiver interesse em participar de um projeto, converse com seus superiores e explique de que maneira poderia contribuir para o sucesso da iniciativa. Colaborar em novas áreas e conhecer outros colegas ajuda a ampliar seu campo de visão sobre a medicina e ampliar seu networking!

7. Utilize seu tempo de maneira produtiva

Gerenciar de maneira inteligente seu tempo é outra medida importante para quem deseja fazer sucesso na carreira de médico.

É bastante comum ver profissionais com excelente capacidade técnica com uma enorme dificuldade em fidelizar pacientes devido à dificuldade de administrar sua agenda.

Atrasar ou desmarcar constantemente consultas passa ao paciente a mensagem de que você não considera o tempo dele importante o suficiente para se organizar melhor e atendê-lo no horário. Por isso, procure dar uma atenção maior a esse ponto se deseja estar à frente de um consultório reconhecido no mercado.

8. Invista em tecnologia

Para auxiliar na administração do seu tempo, nada melhor do que investir em tecnologia. Softwares de gestão de consultório, por exemplo, ajudam a fazer controle de agenda e tem funcionalidades para organizar uma série de outros setores da clínica, como contas a pagar e a receber e estoque de material.

Manter os prontuários em versão eletrônica também facilita a localização do histórico de cada paciente, tornando a consulta mais dinâmica e organizada. No entanto, a tecnologia não ajuda apenas quem atua em consultórios.

Existem no mercado aplicativos para celulares que auxiliam profissionais de saúde das mais diversas áreas e especialidades. Com esse tipo de tecnologia, é possível discutir procedimentos cirúrgicos, calcular dosagens de medicamentos  e saber mais sobre doenças, diagnósticos e exames, entre outras funcionalidades.

Gostou das nossas dicas de como ter sucesso na carreira de médico? Se você quer investir no seu futuro e cursar uma Pós-Graduação de qualidade em Medicina, com corpo docente altamente qualificado e infraestrutura completa, conheça agora mesmo! Clique no banner abaixo!

Pos graduacao em medicina IEFAP

Artigos relacionados

Deixe um Comentário