fbpx
Home Carreira médica TeleNeurologia: O aumento das oportunidades para os Neurologistas com a consulta online

TeleNeurologia: O aumento das oportunidades para os Neurologistas com a consulta online

por Fabiola Aoki

Na medicina o desenvolvimento de novas tecnologias tem proporcionado grandes avanços e oportunidade para neurologistas, como é o caso da teleNeurologia.

A teleNeurologia é uma sub-especialidade da telemedicina, voltada exclusivamente para o atendimento e fornecimento de informações da área neurológica.

Por meio da teleNeurologia é possível a realização de consultas, videoconferência, além da disponibilização de laudos médicos de forma remota.

Para saber mais sobre a teleNeurologia e como ela se apresenta através de uma grande oportunidade para os neurologistas, nos acompanhe na leitura!

Oportunidade para os neurologistas, o que é a TeleNeurologia?

Com o isolamento social ocasionado pela pandemia, a propagação dos meios remotos para atendimento médico como a consulta online se popularizou.

Um exemplo disso é a utilização abrangente que a teleNeurologia alcançou nos últimos meses.

Como falamos no início, a teleNeurologia é um suporte que permite ao paciente acesso a atendimento médico remoto por um neurologista.

A teleNeurologia se baseia no atendimento (consultas) a pacientes de forma online e remota.

Entre as vantagens do teleNeurologia podemos destacar a facilidade que esse meio proporciona aos pacientes.

Com isso, gera-se maior acessibilidade, além da redução de custos com deslocamentos e o desgaste de longas filas de espera em ambulatórios médicos.

A tendência é que o uso da teleNeurologia como instrumento para promoção da saúde de pacientes neurológicos seja cada vez mais frequente.

Oportunidade para neurologistas, entenda como funciona a teleNeurologia

Mais do que uma simples consulta online, a teleNeurologia possui como foco estabelecer o elo entre médico e paciente.

A teleNeurologia é composta de etapas que envolvem o médico neurologista e o paciente, confira abaixo:

  • Paciente e médico são conectados via ferramentas de videoconferência.
  • É realizada a consulta remota, onde o médico identifica os sintomas e queixas do paciente.
  • Para a realização de exames mais aprofundados o neurologista encaminhará o paciente para uma unidade, onde seja possível a realização do exame prescrito.
  • Os dados e registros do paciente são compartilhados em uma plataforma de telemedicina, que só pode ser acessada via login e senha.
  • O laudo online é desenvolvido, assinado digitalmente e disponibilizado.

O médico neurologista também poderá acessar os resultados dos exames do paciente de forma remota, e assim agilizando o processo de retorno.

Desse modo, estabelecer um diagnóstico e prescrever o tratamento adequado, pode ser feito de forma mais ágil e eficaz.

As consultas online permitem maior agilidade nos atendimentos e retornos, evitando que o paciente perca tempo em filas e salas de espera lotadas.

Especialização em Neurologia, oportunidade para neurologistas

Uma das especialidades médicas de maior complexidade, a Neurologia é responsável por tratar distúrbios e doenças que afetam o sistema nervoso.

Para médicos que desejam atuar na área neurológica, a especialização preparará esse profissional para identificar e atender diferentes condições neurológicas.

Além de fornecer elementos para atuar em situações de emergência, a especialização em Neurologia fornece também amplo conhecimento sobre doenças musculares e miopatias.

A Pós-Graduação em Neurologia do IEFAP permitirá que o profissional possa atuar tanto na área geral quanto na infantil, aplicando os conhecimentos obtidos para o estabelecimento de diagnósticos, tratamentos e reabilitação dos pacientes. 

Para saber mais, entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento disponíveis em nosso site.

Artigos relacionados

Deixe um Comentário