Você já pensou em cursar uma Pós-Graduação em Endocrinologia? O curso é uma das alternativas para quem deseja atuar na especialidade, uma das mais promissoras da área médica, já que conta com um mercado de trabalho amplo e aquecido.
Pensando nisso, criamos esse artigo. Nele, você vai saber um pouco mais sobre a especialidade, entender como funciona a rotina de um endocrinologista e descobrir as vantagens de cursar uma Pós-Graduação em Endocrinologia. Acompanhe a leitura!
O que é Endocrinologia?
A Endocrinologia é a especialidade da Medicina que tem como objetivo estudar o funcionamento e as enfermidades que acometem o sistema endócrino, conjunto de glândulas que produzem os hormônios. Isto é, as substâncias que regulam uma série de órgãos e funções do organismo.
Embora possa orientar o tratamento de qualquer distúrbio hormonal ou metabólico, o endocrinologista atua mais fortemente no tratamento da obesidade, das desordens da hipófise, do câncer e de alterações no ciclo menstrual.
Além disso, o profissional também acompanha, frequentemente:
- pacientes com diabetes;
- ovários policísticos;
- osteoporose;
- distúrbios de crescimento ou da puberdade;
- pessoas acometidas por enfermidades como doença de Cushing ou doença de Addison.
Por se tratar de uma área tão ampla, a endocrinologia possui diversos ramos de estudo, como:
- endocrinologia feminina, masculina e infantil;
- neuroendocrinologia;
- tireoide;
- obesidade;
- adrenais;
- tumores neuroendócrinos;
- metabolismo dos carboidratos e síndromes poli glandulares, por exemplo.
Como é a rotina de um endocrinologista?
O especialista em Endocrinologia pode atuar em hospitais públicos e privados, postos de saúde, clínicas, abrir seu próprio consultório ou dedicar-se à atividade acadêmica. Assim, ministrando aulas ou dedicando-se à pesquisa.
Em geral, a rotina do endocrinologista consiste em dar atenção básica ao paciente. Ou seja, realizando diagnósticos, prescrevendo tratamentos e fazendo o acompanhamento de cada caso.
Adicionalmente, o profissional também pode atuar realizando procedimentos de menor complexidade ou mesmo intervenções cirúrgicas.
Qual é o perfil esperado de um endocrinologista?
Por ser uma especialidade com ampla gama de possibilidades, a endocrinologia oferece excelentes oportunidades para profissionais com os mais variados perfis. Ou seja, desde os recém-formados que estão buscando uma área dinâmica e com alta demanda de médicos para realizar sua primeira especialização até aqueles com mais bagagem que desejam dar novos rumos à carreira.
Perfis variados dos pacientes
Por se tratar de uma especialidade que atende pacientes com perfis bem variados, é desejável que o profissional tenha boa capacidade de comunicação interpessoal e tranquilidade para lidar com aqueles mais resistentes aos tratamentos. Isso significa aqueles que precisam, além do tratamento e prescrição medicamentosa, mudanças de hábitos e estilo de vida.
Em suma, como a especialidade costuma abordar o controle e tratamento de doenças complexas ou crônicas, o contato do endocrinologista com o paciente costuma ser de longo prazo. Isso possibilita um estreitamento do relacionamento e facilita a fidelização ao consultório.
Como é o mercado de trabalho para o endocrinologista?
Há um grande aumento diabetes e da obesidade no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 18,9% da população do país é obesa, e esse percentual é 60,2% maior que em 2006, quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez. Isso é um dos fatores que faz com que a busca por profissionais da Endocrinologia tenha aumentado.
Segundo informações da Demografia Médica no Brasil 2018, divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o país conta atualmente com 5.210 especialistas em Endocrinologia e Metabologia. Isso corresponde a apenas 1,4% do total de médicos especialistas em atividade. Desse modo, o mercado se mantém aquecido e crescente.
Assim, a Pós-Graduação em Endocrinologia surge com uma alternativa interessante para profissionais que desejam ingressar na especialidade com uma formação sólida e moderna.
Por se tratar de uma área em constante atualização, é bastante comum que sejam desenvolvidas novas opções de tratamentos para antigas disfunções.
Como funciona a Pós-Graduação em Endocrinologia?
A Pós-Graduação em Endocrinologia tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos de profissionais médicos no funcionamento do sistema endócrino bem como no tratamento e acompanhamento de suas enfermidades.
Dessa forma, o curso de especialização lato sensu utiliza-se tanto de fundamentos teóricos como de treinamento prático e multidisciplinar. Ou seja, isso permite que o pós-graduado tenha uma formação completa, deixando-o habilitado para diagnosticar e tratar patologias da área, e também interpretar exames ligados à especialidade.
Regulamentação
O curso de Pós-Graduação em Endocrinologia é regulamentado pelo Ministério da Educação, que por meio do Conselho Nacional de Educação estabelece uma carga horária mínima de 360 horas. Além disso, é exigido que o corpo docente seja formado por no mínimo 50% de professores com título de mestre ou doutor.
Durante a Pós-Graduação em Endocrinologia, o aluno terá acesso a uma grade curricular bastante variada, que abrange temas como:
-
introdução à endocrinologia;
-
obesidade;
-
síndrome metabólica;
-
dislipidemias;
-
diabetes mellitus – introdução e complicações;
-
diabetes mellitus – tratamento;
-
exame físico em endocrinologia;
-
metodologia da pesquisa científica;
-
tireoide;
-
adrenais;
-
neuroendocrinologia;
-
metabolismo mineral e doença óssea metabólica;
-
endocrinologia pediátrica;
-
sistema reprodutor;
-
nutrição básica e metabolismo;
-
endocrinologia no esporte;
-
endocrinologia em condições clínicas específicas;
-
estudo integrado de casos clínicos em endocrinologia.
Ao final da Pós-Graduação em Endocrinologia, o aluno estará plenamente capacitado a prestar a prova de títulos promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Asim, se aprovado, o pós-graduado receberá o título de especialista em Endocrinologia oferecido pela entidade.
No entanto, Para que isso aconteça, é fundamental eleger uma instituição de ensino de qualidade superior, com infraestrutura completa e corpo docente altamente qualificado. Isso garante uma troca de experiências rica com profissionais com grande bagagem teórica e prática e torna ainda mais fácil a inserção no mercado de trabalho.
Como você pode ver, cursar uma Pós-Graduação em Endocrinologia é uma excelente alternativa para quem deseja trabalhar em uma especialidade médica com rotina dinâmica, amplas possibilidades de atuação e boas oportunidades de carreira.
Gostou de saber um pouco mais sobre o trabalho do endocrinologista e a importância da Pós-Graduação em Endocrinologia para quem deseja atuar nessa área? Se você deseja ingressar em um mercado tão promissor, não perca mais tempo e conheça agora mesmo a Pós-Graduação clicando no banner abaixo!
