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Home Carreira médica Medicina do Trabalho no Novo Normal: qual o papel do médico do trabalho?
Carreira médicaMedicina do trabalho

Medicina do Trabalho no Novo Normal: qual o papel do médico do trabalho?

por Fabiola Aoki 26 de março de 2021
escrito por Fabiola Aoki 26 de março de 2021
Medicina do trabalho

Conhecido como novo normal, o período de pandemia causada pelo Novo Coronavírus trouxe ao profissional da Medicina do Trabalho demandas inesperadas, que não eram tão comuns em seu dia a dia. A visão sobre Ergonomia, Capacidade Laboral e Nexo Causal ganhou outras preocupações e abordagens. 

Isso porque, o novo contexto, causado pela pandemia, levou a uma crise econômica e sanitária que reforça a existência de diferentes realidades em âmbito laboral. Por outro lado, também as pessoas passaram a exercer suas atividades na modalidade home office. Ou seja, mantendo o trabalho presencial apenas para trabalhadores em serviços essenciais.

Em ambos os casos, a saúde e segurança passaram a ganhar mais importância, com ações de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus, confirmando a importância da Medicina no Trabalho. 

A seguir, conheça como fica o profissional médico desta área, diante do novo normal.

Qual o papel do Médico do Trabalho?

O profissional formado em Medicina do Trabalho deve conhecer a fundo as atividades desempenhadas pelos trabalhadores. Dessa maneira, relacionando-as à saúde e assegurando o bem-estar no ambiente laboral.

Uma das principais responsabilidades do médico do trabalho é realizar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Isto é, estabelecendo uma série de definições relacionadas:

  •  à saúde e segurança do trabalhador;
  • exames que devem ser realizados;
  •  cronogramas;
  •  relatórios;
  • e outras análises dentro de um planejamento específico. 

Além disso, também é papel do médico especialista em Medicina do Trabalho:

  • realizar atendimentos médicos;
  • fazer exames e diagnósticos;
  • controlar o absenteísmo;
  • inspecionar o ambiente de trabalho em equipe municipal e outros órgãos atuantes na saúde ocupacional;
  • encaminhar e acompanhar o paciente que necessita de tratamento;
  • notificar doenças e acidentes de trabalho;
  • desenvolver e participar de atividades educativas na empresa.

Como fica a Medicina do Trabalho em tempos de pandemia?

Diante do novo normal, a Medicina do Trabalho se destaca pela elaboração de protocolos com medidas de prevenção contra a Covid-19. Tudo isso, com o objetivo de realizar a monitorização da saúde dos trabalhadores, especialmente, durante o período de pandemia.

Assim, analisar os riscos e efeitos que este período causa nos trabalhadores de atividades essenciais, em especial atividades que não fecharam e estão retornando processos produtivos, é essencial para a detecção precoce de casos de Covid-19. Além disso, na a prevenção de surtos dentro do local de trabalho para evitar contágios e baixas por conta da doença.

Dessa forma, a Medicina do Trabalho tem mostrado sua resiliência, criatividade e força diante do enfrentamento da pandemia. Afinal, apesar deste período atípico, os profissionais têm evoluído na aquisição de conhecimentos,  promoção de pesquisas e adaptação à nova realidade.

Como o Médico do Trabalho pode diminuir os impactos da pandemia?

Para diminuir os impactos da pandemia e garantir a saúde ocupacional do trabalhador, o médico ou gestor em Medicina do Trabalho deve cumprir as Normas Regulamentadoras. 

Assim, promover ações para manter um ambiente laboral seguro e livre de acidentes se tornou ainda mais complicado. Afinal, estamos enfrentando um inimigo invisível. 

Além disso, os órgãos fiscalizadores se tornaram mais exigentes com o cumprimento de orientações e normas. Portanto, é fundamental que o Médico do Trabalho siga as orientações abaixo, para diminuir os impactos da pandemia.

Armazenar e transmitir informações de forma correta

A área de Medicina do Trabalho gerencia um grande volume de informações, tais como: cadastros de funcionários, equipamentos de proteção, exames periódicos, atestados, afastamento, etc.

Estas importantes informações, presentes nas Normas Reguladoras, precisam ser registradas e gerenciadas dentro da empresa. Dessa maneira, tendo em vista o acesso limitado a esses documentos, em função de que muitos órgãos estão com suas atividades paralisadas, o médico ou gestor de Medicina do Trabalho deve ter atenção para a coleta e armazenamento desses dados de forma remota. Assim, certificando-se de transmitir informações corretas à legislação.

Manter os dados atualizados 

Com a dificuldade de acesso às informações causada pela pandemia, a empresa, muitas vezes,  não consegue manter o banco de dados atualizado. Consequentemente, o gestor pode correr riscos como o não cumprimento das Normas Reguladoras, além de não realizar a transmissão correta de informações.

Quando as NRs não são gerenciadas corretamente, a empresa torna-se vulnerável e pode sofrer penalidades, assim como ações judiciais trabalhistas. 

Por isso, é fundamental que o profissional responsável pela Medicina do Trabalho mantenha as informações atualizadas, mesmo à distância.

Assegurar a legalidade

Para estar de acordo com a legalidade, a empresa deve estar em dia com as Normas Regulamentadoras. 

Dessa forma, caso o gestor de Medicina do Trabalho não tenha acesso aos documentos e não consiga manter as informações atualizadas, correrá grande risco de transmitir dados erroneamente a legislação. Uma vez não cumpridas as NRs, a empresa deixa de assegurar sua legibilidade e perde o direito de desempenhar suas atividades. 

Assim, o trabalho do gestor deve ser realizado também à distância, como forma de assegurar a legalidade da instituição.

Qual o papel do médico na conscientização do trabalhador do trabalho remoto

Ainda que esteja na modalidade trabalhos de forma remota, quando o trabalhador é contratado pela modalidade CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), tem seus direitos garantidos pela legislação trabalhista. 

Dessa forma, os direitos relacionados à Medicina do Trabalho também devem ser garantidos. Assim, a empresa deve ter um médico ou gestor para oferecer o suporte necessário. 

Isso inclui o controle da jornada de trabalho para garantir que o funcionário não exceda as horas de execução de suas atividades, o que pode comprometer a sua saúde e a legislação trabalhista.

Acidentes de trabalho no home office

Outro ponto que deve ser avaliado, está relacionado aos acidentes de trabalho ocorridos em home office. Em situações como essa, é considerado acidente de trabalho intercorrências ocorridas durante a execução de atividades. Ou seja, situações que possam a vir a gerar a redução temporária na capacidade do trabalhador.

Ao ser comprovado, o funcionário deverá ficar afastado de suas atividades até o exame do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Dessa forma, é comprovado o período que ele  estará apto  para retornar às atividades. Por isso, o SESMT deve estar atento para o fornecimento de suporte sempre que necessário, bem como, a realização das exigências trabalhistas. 

Além disso, a equipe do SESMT deve fornecer informações para que a equipe de trabalhadores adote posturas corretas para o trabalho remoto. Por exemplo, o envio de materiais informativos que ensinem as melhores condutas em home office. Assim, é possível prevenir dores de coluna e problemas como lesões por esforço repetitivo.

Medicina do Trabalho em destaque entre as especialidades médicas

A Medicina do Trabalho é uma especialidade médica com grande destaque no período de pandemia e, consequentemente, se mostra cada vez mais necessária para o novo normal. 

Afinal, é por meio desses profissionais que os trabalhadores poderão desempenhar suas atividades de forma segura. Assim, é possível evitar riscos comuns do ambiente de trabalho e também novos, como a Covid-19.

Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, ofertada pelo IEFAP, e faça parte de um seleto grupo de médicos nesta área.

Quer continuar acompanhando informações como estas? Então, confira mais conteúdos do IEFAP no blog Medicina Dia a Dia!

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