Para atender seus pacientes da melhor forma e garantir o sucesso da sua carreira e clínica, investir em técnicas de fidelização é um passo essencial. São diversas as formas de se adequar ao atual cenário socioeconômico, onde a evasão em consultas e cancelamentos de planos de saúde são uma realidade. Dessa maneira, cabe ao profissional lançar mão de diferentes estratégias que vão além da consulta para manter seu relacionamento com os pacientes.
Assim, oferecer um atendimento excelente e individualizado, muitas vezes, não é o bastante para manter seu consultório funcionando, principalmente, em tempos de mercado competitivo, como o atual.
Pensando em ajudá-lo a manter a frequência de pacientes em seu consultório, separamos 4 técnicas imperdíveis para fidelizá-los. Continue a leitura conosco e descubra!
A importância da fidelização de pacientes
É óbvio que todos profissionais desejam que seus pacientes retornem e marquem novas consultas. No entanto, a fidelização é um processo que demanda tempo e dedicação para obter êxito.
No entanto, mais importante ainda, os pacientes devem deixar a o consultório plenamente satisfeitos, com sensação de ter acertado na escolha do médico. Assim, isso tornará mais fácil atraí-lo de volta, garantindo sua fidelização.
Uma vez fidelizados, os pacientes falarão bem de sua clínica médica, contribuindo para a elevação do índice das primeiras visitas que, posteriormente, serão fidelizadas também.
4 técnicas imperdíveis de fidelização de pacientes
É importante ressaltar que não existe uma receita que garanta a fidelização total dos pacientes. Dessa forma, o processo deve ser bem planejado e desenvolvido exclusivamente para os pacientes que fazem parte de seu público-alvo. No entanto, existem técnicas que não podem ser deixadas de lado se a sua intenção é a fidelização, tornando-o um bom empreendedor. Acompanhe a seguir as principais.
1. Inove no atendimento
Quando se fala de inovação estamos pensando muito além do atendimento médico realizado durante a consulta. O primeiro contato que o paciente recebe em sua clínica é feito na recepção. Por isso, é importante oferecer atendimento diferenciado em todos os pontos de contato que houver entre paciente e seu consultório. Seja por telefone, agendamento online, ou pessoalmente na recepção.
Agendamentos on-line permitem que os pacientes marquem suas consultas a qualquer hora, de qualquer lugar, sem precisar realizar um contato direto. Essa simples forma de agendamento é um grande diferencial para quem procura praticidade na consulta.
2. Acompanhe o paciente fora do consultório
O pós-atendimento é fundamental para que o paciente se sinta assistido, motivo que leva a sua fidelização. Contudo, é preciso ter cuidado para não infringir as normas éticas aplicadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Existem algumas restrições a respeito do uso de redes sociais e aplicativos de comunicação, como o Instagram para médicos e o WhatsApp. Certifique-se de conhecê-las.
O contato pré-consulta também é importante, sendo uma forma de aumentar a fidelização e diminuir a taxa de absenteísmo. Assim, enviar lembretes sobre a consulta é uma ótima estratégia para mostrar que realmente se importa com os pacientes, além de ajudar a manter a agenda e atendimentos organizados, diminuindo o absenteísmo em até 30%.
É possível otimizar esse processo utilizando sistemas que disponibilizam a confirmação das consultas por e-mail, SMS, ou mesmo por ligações telefônicas feitas pelos colaboradores.
3. Crie um ambiente agradável
Muitos não gostam de permanecer em estabelecimentos de saúde por sentir-se mal, ou tratado com frieza. Às vezes, a impressão ruim pode impactar fortemente na opinião dos pacientes sobre a clínica, fazendo com que não retornem para outros atendimentos.
Para ultrapassar essa barreira, é preciso criar um ambiente aconchegante e tranquilo para todos. Além de fatores como limpeza e higiene, que devem ser prioridades, a clínica deve contar com consultório e sala de espera que leve conforto e acolhimento.
Disponha de cadeiras confortáveis, bebedouros, espaços para café, televisão ou música agradável. Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença, transmitindo a mensagem que mostre que você se preocupa e interessa pelo conforto e bem-estar do paciente. Sentindo-se acolhido, as chances de voltar são muito maiores.
4. Capacite sua equipe
Por fim, uma das principais técnicas que devem ser adotadas para garantir a fidelização de seus pacientes é capacitar toda a equipe de colaboradores. Não basta apenas contratar bons funcionários, é preciso garantir que sua equipe esteja preparada para trabalhar, realizando o melhor atendimento de forma individualizada para cada paciente.
Invista na capacitação de seus colaboradores, com cursos, materiais educativos, reuniões, e aulas que possam melhorar a qualidade do trabalho, levando o melhor para seus pacientes e garantindo a satisfação no atendimento.
É preciso ter em mente que a fidelização de pacientes dependerá de um trabalho de qualidade, que possa agradar e corresponder à suas expectativas. Mesmo que não estejam aptos a avaliar conhecimentos específicos, os pacientes são os responsáveis por analisar a melhor forma de atendimento.
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