A acessibilidade aos serviços de saúde de qualidade sempre foi uma preocupação para grande parte dos brasileiros.
Muitas pessoas que antes dependiam de planos de saúde para ter acesso a assistência médica, ou até mesmo recorriam ao Sistema Único de Saúde (SUS), passaram a ter um modelo alternativo de assistência médica por meio das clínicas populares.
E esse formato de serviço médico veio para contribuir não apenas com os pacientes, mas também em oportunidades para médicos, e é justamente sobre isso que falaremos ao longo desse artigo, nos acompanhe!
Surge um novo cenário no fornecimento de serviços de saúde
Com grande ascensão em todo o Brasil, as clínicas populares têm sido cada vez mais procuradas por pacientes que desejam acesso a atendimento médico de qualidade. Com isso, não tem a necessidade de esperar semanas e até meses para conseguir uma consulta, como ocorre frequentemente nos atendimentos pelo SUS.
Outro fator que tem contribuído com a popularização desse novo modelo de serviço de saúde é a insatisfação com as corretoras de planos de saúde e convênio médico. Muitos usuários abandonaram esses serviços pela má qualidade no atendimento ou até mesmo a baixa incidência no uso, e ao necessitar de assistência médica optam pelas clínicas populares.
Há ainda outra parcela da população que não consegue arcar com os altos valores cobrados por essas instituições, porém são capazes de custear tratamentos médicos esporádicos a valores acessíveis como é o caso do serviço fornecido pela clínica médica popular.
Novas oportunidades para médicos especializados
Profissionais da área também estão diante de um novo cenário, e dessa vez novas oportunidades surgem para médicos especializados que ganham maior flexibilidade de atuação.
Pesquisas mostram que cada vez mais médicos demonstram insatisfação ao atuar em convênio com planos de saúde, justamente pelo baixo valor de repasse realizado por cada atendimento. Além disso, tem o alto custo de manutenção de consultórios, que afetam até a própria qualidade do atendimento médico, visto que o profissional acaba tendo que atender um número superior de pacientes para que o custo seja equilibrado.
Por isso, muitos profissionais médicos têm optado em migrar para a clínica popular, e com isso tem ganhos em qualidade profissional, pois podem atuar com uma agenda mais flexível, atendimento de maior qualidade e melhor remuneração. Os usuários desse serviço também são beneficiados, visto que podem contar com médicos especialistas na prestação desse serviço.
A importância da especialização para os médicos
Como visualizamos no tópico anterior, os médicos especializados encontram nesse novo segmento uma gama de oportunidades que não são fornecidas pelos planos de saúde e nem pelo SUS.
Tendo em vista que a tendência desse mercado de clínica médica popular é de se estabelecer e crescer cada vez mais, é necessário que os profissionais da área entendam a importância que as especializações terão nesse cenário.
A especialização para médico garante que o mesmo possa atuar em atendimentos de acordo com a especificidade de sua formação. Dessa forma aumenta-se a efetividade dos atendimentos, gerando maior satisfação por parte dos pacientes e consequentemente maior receita financeira às clínicas.
O aspecto financeiro é diretamente afetado pelo nível de especialização de cada médico, quanto mais especializado o profissional for, maior será a procura de pacientes por seus serviços. Além disso, será maior também as oportunidades profissionais de crescimento, tanto em uma clínica popular, como em instituições de saúde tradicionais, refletindo na remuneração direta desse médico.
Com a demanda crescente de atendimento médico acessível e de qualidade, as clínicas populares estarão cada vez mais presentes no cenário da saúde. Para os médicos é importante estar preparado para as oportunidades que esse mercado tem a oferecer e investir em uma especialização para prestar um serviço de qualidade.
Acesse nosso site e fique por dentro dos nossos conteúdos e cursos de Pós-Graduação disponíveis.